A primeira guerra, conhecida como Grande Guerra (ou Guerra das Guerras) foi um conflito bélico entre países dos cinco continentes do mundo entre 1914 e 1918.
O início
No começo do século XIX as terras da atual Alemanha formavam a Confederação Germânica, e esses territórios estavam prestes a entrar na corrida imperialista vivida no mundo durante a época. Quando Otto Von Bismarck unificou as repúblicas em um só país, constituiu o Império Alemão. Porém, durante ao processo da conquista, houve uma guerra com a França. Os Alemães saíram vitoriosos e tomaram posse da Alsácia-Lorena uma região rica em minério de ferro, que pertencia ao território francês.
O império Alemão começou a se desenvolver e a concorrer no mercado capitalista. Porém como entrou no processo um pouco depois dos outros países, a Ásia e a África (os territórios de exploração) ocupavam-se totalmente divididos entre o restante do mundo. Os Germanos foram então agressivos, pressionando a Grã-Bretanha e a França a cederem território em seus territórios de colônia. Ambos negaram, e a França já era antiga rival da Alemanha.
No mesmo período outras nações procuravam expandir seu território, como a Sérvia (uma nação eslava).
Com o objetivo de unir forças e isolar rivais os países fizeram acordos, e criaram alianças entre si, dividindo-se em dois blocos:
Tríplice Aliança - Formada por Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro.
Tríplice Entente - Formada por Reino Unido, França e Rússia.
Entre 1871 e 1914, o mundo vivia um período de paz armada. As potências disputavam uma corrida armamentista, aumentando o seu arsenal bélico. Mas em 28 de junho de 1914, o período de "paz" esgotou-se quando dois sérvios assassinaram a tiros o herdeiro do trono da Áustria-Hungria. (Vale lembrar que a Sérvia fazia parte da tríplice entente, estava contida na Rússia, e a Áustria-Hungria era do bloco opositor).
A Áustria acusou o governo da Sérvia a ser mandante do crime e assim deu-se o início a Primeira Guerra Mundial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário