Em 1933 Adolf Hitler assumiu o poder da Alemanha e começou a militarizar o país, sendo contrário ao Tratado de Versalhes. Juntou-se a Itália, que nutria fortes ressentimentos em relação a Inglaterra e a França (pois não havia recebido benefícios na primeira guerra), e ao Japão, que buscavam ampliar suas áreas de influência, e os três (Alemanha, Itália e Japão) adotaram uma política declaradamente imperialista.
Os nazistas inicialmente ocuparam a Renânia, uma região situada entre a França e a Alemanha que segundo o tratado de Versalhes devia permanecer desmilitarizada. A França e a Inglaterra (líderes da Liga das Nações) nada fizeram. Então Hitler aliou-se a Mussolini o líder da Itália e entraram juntos na Guerra Civil Espanhola ao lado dos Fascistas e logo após formaram o Eixo Roma-Berlim. Com a entrada do Japão, passou a ser Eixo Roma-Berlim-Tóquio.
Em 1938 a Alemanha anexou a Áustria ao seu território, porém queria ocupar os Sudetos, uma região da Tchecoslováquia. Após a Conferência de Munique, Hitler conseguiu tomar posse da região, mas não satisfeito invadiu o território da Tchecoslováquia. Em 1º de setembro de 1939 os alemães invadiram a Polônia, tomando posse do oeste, e a União Soviética o leste. A Inglaterra reagiu e declarou guerra a Alemanha, dando início a segunda guerra mundial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário