A URSS reagiu criando o Cominform, com objetivo de coordenar o movimento comunista mundial.
Diante dessa situação os EUA e a União Soviética decidiram dividir a Alemanha em duas partes. Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (socialista), com suas respectivas capitais Berlim Ocidental e Berlim Oriental. Graças a ajuda norte-americana a Alemanha Ocidental passou a se desenvolver rapidamente. O povo da Alemanha Oriental passou a fugir para o outro lado do país em busca de melhores condições de vida, fazendo com que o governo soviético fizesse a construção do Muro de Berlim, que delimitava o seu território e impedia a fuga.
Muro de Berlim. Foi derrubado pelo povo em 1989, após 28 anos |
Logo foram criadas alianças militares. Os Estados Unidos, o Canadá e países da Europa Ocidental formaram a Otan que previa ajuda mútua no caso de agressão por parte de uma força externa. Portanto o ataque a um dos países-membros seria um ataque a todos. A União Soviética junto com seus países de influência formaram o Pacto de Varsóvia, uma aliança militar destinada à segurança do bloco comunista.
A competição dos países era acirrada, e piorou com o surgimento da corrida armamentista, aonde ambos competiam em poder bélico, descobrindo cada vez armas mais potentes e perigosas.
A Guerra da Coréia causou o envolvimento dos dois países da situação coreana. Ambos tomaram posse do país após ser libertado dos japoneses. O país foi dividido em dois. Coréia do Norte sob influência comunista, e Coreia do Sul sob influência norte-americana. O povo queria a reunificação do país, pois a divisão ainda não era oficial. Mas quando a Coréia do Norte atacou a Coréia do Sul, a ONU reagiu e logo após o conflito foi confirmada a divisão de dois países distintos.
0 comentários:
Postar um comentário