A guerra fria recebeu esse nome por ter sido uma guerra não declarada entre o capitalismo, liderado pelos Estados Unidos, e o socialismo, liderado pela União Soviética. Ambos usavam propagandas, espionagens e intervenções militares para defender seus interesses e expandir suas áreas de influências.
Em 1945, antes mesmo do fim da Segunda Guerra Mundial, os Aliados se reuniram na Conferência de Ialta, na União Soviética, onde eles deveriam discutir os rumos do mundo após a guerra. Decidiram então criar a ONU (Organização das Nações Unidas) cujo tinha como objetivos principais preservar a paz e a segurança do mundo, promover a cooperação internacional e incentivar o respeito aos direitos dos seres humanos e às liberdades individuais.
Nessa conferência eles também decidiram o rumo da Alemanha, que seria dividida em quatro setores de ocupação. Seria dividida ente os EUA, a URSS, a Itália e a França. O mesmo foi feito com a capital Berlim.
Em 1946, o líder inglês Winston Churchill fez um discurso afirmando que era necessário impedir o avanço comunista. O presidente dos Estados Unidos Harry Truman se posicionou afirmando que ajudaria a combater o avanço comunista soviético no mundo. Essa era a doutrina Truman. Logo o mundo dividiu-se em dois blocos dando início a Guerra Fria.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário