Após a libertação da Itália, os Aliados abriram a terceira frente de luta contra os nazistas. Desembarcaram no noroeste da França e partiram para o ataque no chamado Dia D, em 6 de junho de 1944. Foi assim chamado, para que os nazistas não descobrissem o dia marcado através das transmissões de rádio. Pegos de surpresa, os alemães não conseguiram resistir ao ataque. Primeiro libertaram Paris e logo marcharam para Berlim, que foi bombardeada. Hitler exigiu então que todos fossem armados e entrassem para a guerra, mas foi em vão. Em 30 de abril Hitler e sua recente esposa se suicidaram e os alemães assinaram sua rendição, em 8 de maio de 1945. Era o fim da guerra na Europa.
Porém o Japão e os EUA continuaram se enfrentando, e os japoneses continuavam resistindo ao ataque de várias formas. Uma delas eram os pilotos suicidas (camicases) que se atiravam sobre os navios norte-americanos carregados de explosivos. Para apressar a rendição do Japão, os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki. Os sobreviventes tiveram que lidar com os males trazidos como as doenças radioativas. Em 2 de setembro de 1945 o Japão se rendeu, pondo fim a guerra no oriente.
Em novembro do mesmo ano vieram as punições, onde os dirigentes nazistas foram julgados e condenados por crimes contra a humanidade e principalmente pelo extermínio de milhões de judeus.
Soldados alemães reconhecem derrota |
0 comentários:
Postar um comentário