Segunda Guerra Mundial.

domingo, 13 de novembro de 2011 0 comentários
Hitler tinha grande interesse em conquista de terras. As riquezas da União Soviética, como petróleo e minérios, chamaram sua atenção. Com ódio ao comunismo ordenou a invasão da União Soviética em junho de 1914, traindo o pacto de não agressão que havia sido firmado com Stálin, o líder comunista.
Os nazistas avançaram sobre o território e os soviéticos recuavam mas antes destruíam tudo o que pudesse ser útil ao adversário. Era a tática da terra arrasada. Assim os alemães não teriam tanto proveito de suas terras. Logo os sovietes reuniram suas forças e enfrentaram o exército nazista na cidade industrial de Stalingrado. Essa foi a maior batalha da Segunda Guerra Mundial, a Batalha de Stalingrado, que durou de novembro de 1942 a fevereiro de 1943. Os soviéticos saíram vitoriosos e foram obrigando os nazistas a voltarem para a Alemanha. Depois de quebrar o Mito da invencibilidade nazista tomaram terras conquistadas por eles: Bulgária, Romênia, Hungria, Polônia, Tchecoslováquia, Iugoslávia. 


Batalha de Stalingrado
O Japão e os Estados Unidos disputavam territórios de influência. O Japão fez então um ataque a base militar americana de Pearl Harbor, destruindo parte da poderosa frota norte-americana. Os EUA logo declararam guerra. E os japoneses continuaram com suas conquistas de territórios, principalmente os que estavam a domínio dos americanos. 


A partir de 1943 iniciaram novas guerras. O exército soviético estava marchando para Berlim, abrindo a primeira frente de luta dos Aliados (os países que estavam lutando contra o império nazifascista: EUA, URSS, Inglaterra e França) contra o Eixo. Os Estados Unidos vencia o Japão na Batalha de Midway. Daí, uma parte das tropas partiu para a Ásia e outra para a África, onde conseguiram vencer a ocupação nazista nessas regiões. Estabelecidos no norte da África, os Aliados reassumiram o controle do Mediterrâneo e abriram uma segunda frente de luta conta o Eixo. Saíram da África, desembarcaram na Sicília e partiram para a Itália. Os próprios italianos desejavam a renuncia de Mussolini, então aliaram-se aos Aliados firmando um acordo de paz e capturando Mussolini.


Momento da execução de Mussolini, após ser capturado
 


0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 This is War | TNB